Portfólio de Embriologia


AULA TEÓRICA 08 – 2ª semana de desenvolvimento

Posted in Uncategorized por bruno89 em outubro 15, 2008

Na aula de hoje aprendemos que na segunda semana do desenvolvimento humano ocorre a diferenciação do trofoblasto em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto.

O citotrofoblasto, composto por células especializadas origina a porção embrionária da placenta e o sinciciotrofoblasto. Este é composto  por células não individualizadas e forma o sincicio. Ele é uma estrutura invasiva com capacidade de corroer o endométrio.

Após o embrião estar imerso no endométrio, a nutrição se faz por difusão de nutrientes advindos das lacunas geradas pela invasão do sincício no estroma endometrial.

Com oito dias o embrioblasto organiza-se em: EPIBLASTO E HIPOBLASTO

 

Também com oito dias ocorre a formação da cavidade amniótica e do saco vitelino primario. A partir da membrana de revestimento do saco vitelino formam-se células mesenquimais que envolvem o saco amniótico e o saco vitelino formando mesoderme extraembrionaria.

 

Entre o 12 e o 13 dia ocorre a formação do celoma extraembrionário.

No 14 dia células do hipoblasto formam um saco vitelino menor dentro do saco vitelino primario , o saco vitelino secundario.

Aprendemos também que o mesoderme extra embrionário tem duas denominações: SOMATICO, que reveste o o trofoblasto e o saco amniótico ; e ESPLANCNICO, que reveste o saco vitelino.

O pedículo do embrião, composto por mesoderme extra-embrionário, mantém o embrião suspenso dentro da cavidade coriônica, e corresponde ao futuro cordão umbilical.

No final da implantação ocorre o estabelecimento da circulação útero-placentária inicial e a formação das vilosidades coriônicas primárias.

 

Essa aula foi muito importante pois podemos aprender exatamente como se desenvolve o concepto durante a segudna semana de gestação.

Nesta aula aula a professora também falou sobre alguns casos clínico q podem ocorrem durante essa etapa:

Oligodrâmnio:

Oligodrâmnio é quando o líquido amniótico, numa condição patológica, apresenta-se em quantidade diminuída, determinando um baixo ILA. Dependendo do grau, pode ser perigoso, pois o feto pode até ser ‘enluvado’ pelo saco amniótico.

 

Polidrâmnio:

Polidrâmnio é quando a mulher tem uma quantidade maior que o normal de líquido amniótico, sendo perigoso para sua saúde, pois distende muito seu abdômen. pode causar hipertensão tbm!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: