AULA PRÁTICA 06 – Gravidez Ectópica
Hoje tivemos uma aula sobre gravidez ectópica. Nessa aula aprendemos com o professor Bruno quais são os sintomas, o que é a gravidez ectópica e ele nos falou sobre como agir quando chega alguma passiente com tal problema.
Resumidamente, a gravidez ectópica é a gestação que ocorre fora da cavidade uterina.
Os sintomas e sinais que ela apresenta são clássicos, como :
1) História de atraso menstrual seguida por sangramento vaginal normal.
2) Dor pélvica ou abdominal de intensidade variável.
3) Presença de massa palpáveldolorosa em região de anexos (trompas e ovários).
4) Sinal de Blumberg (dor na descompressão abdominal que é sinal de irritação no peritônio).
Como se faz o diagnóstico?
A gravidez ectópica pode representar uma emergência cirúrgica, portanto seu diagnóstico precoce é essencial. Na gravidez ectópica não interrompida, a paciente pode não ter sintomas ou ter sintomas mínimos.
Alguns exames podem ser realizados para diferenciar a gestação ectópica de outras doenças, tais como ameaça de aborto, gestação normal, infecções das trompas, apendicite, cisto de ovário torcido.
Os exames comumente solicitados são testes para confirmar a gravidez, exames de sangue para determinar a perda sanguínea e a presença de infecção e a ecografia pélvica transvaginal.
Podem ser necessários outros exames como a punção do fundo de saco vaginal com agulha grossa para determinar a presença de sangue dentro da cavidade abdominal e a realização de uma laparoscopia diagnóstica.
Como se trata?
O tratamento pode ser expectante naqueles casos onde a gravidez ectópica se localiza na trompa e ainda não rompeu, mede menos de 4 cm, não se constata a presença de batimentos cardíacos fetais e os níveis hormonais estão diminuindo.
O tratamento cirúrgico, que em alguns casos pode ser conservador, preserva a trompa e geralmente é realizado por laparoscopia, sendo a laparotomia uma medida muitas vezes salvadora em uma paciente com comprometimento hemodinânico (porque já houve sangramento importante para dentro da cavidade abdominal – sangramento oculto).
fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?220
Em procura sobre tal assunto em outro site, achei interessante o seguinte: ectópica = fora de lugar. Lá também há um dado interessante, que 1 a cada 100 a 150 gestações é ectópica.
Lá também diz que os sintomas da gravidez ectópica começam a aparecer depois de quatro semanas após o atraso do período menstrual normal.
http://saude.hsw.uol.com.br/gravidez-ectopica.htm