Portfólio de Embriologia


Aula Prática 02 – Útero e Colo

Posted in Uncategorized por bruno89 em setembro 10, 2008

    O Colo do utero é a comunicação entre o útero  e a vagina. Ele se localiza entre orificio cervical interno (OCI) e o orificio cervical externo(OCE). Na sua extremidade mais próxima da vagina ele é revestido por um tecido mais resistente, devido ao atrito e ao ph ácido da vagina (T.E.R pluriestratificado não queratinizado). Já no cervix, parte interna do colo, é revestido por um epitélio muco secretor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Um assunto muito discultido na aula foi o cancêr de colo de útero, sua prevenção e suas complicações.

   

O exame preventivo
O exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou) consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo coletada uma amostra da parte externa (ectocérvice) e outra da parte interna (endocérvice).

Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical.

Mulheres grávidas também podem realizar o exame. Neste caso, são coletadas amostras do fundo-de-saco vaginal posterior e da ectocérvice, mas não da endocérvice, para não estimular contrações uterinas.

A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

O câncer de colo de útero se inicia no colo uterino da mulher, que é a parte do útero que fica no fundo da vagina. O útero é o órgão que envolve o bebê durante a gravidez e ao nascer de parto vaginal, o bebê passa pelo canal central do colo uterino.
Este tipo de câncer costuma apresentar crescimento lento. Durante vários anos, células da superfície do colo do útero se tornam anormais. No início, estas anormalidades ainda não se caracterizam como um câncer e são denominadas displasias. Porém algumas dessas alterações ou displasias podem dar início a uma série de alterações que podem levar ao aparecimento do câncer de colo de útero.

Algumas displasias se curam espontaneamente, sem tratamento, mas sendo algumas pré-cancerosas, todas necessitam de atenção para evitar o aparecimento do câncer. Geralmente o tecido displásico pode ser retirado ou destruído sem atingir tecidos saudáveis, mas em alguns casos, a histerectomia (retirada total do útero) pode ser necessária. (http://www.oquee.com/cancerdocolodoutero/)

 

epitelio ectocervical normal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Útero propriamente dito: Nessa aula vimos o útreo e seus ligamentos.

    O útero é um órgão oco, ímpar e mediano, em forma de uma pera invertida, achatada no sentido antero-superior, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pelviana.

    Na parte média, o útero apresenta um estrangulamento denominado istmo do útero. A parte superior do istmo recebe o nome de corpo do útero e a inferior constitui a cérvix (colo).

    A extremidade superior do corpo do útero, ou seja, a parte que se situa acima da implantação das tubas uterinas, tem o nome de fundo do útero.

    Nos ângulos superiores da cavidade do útero, situam-se os óstios uterinos das tubas uterinas correspondentes.

    As paredes do útero são constituidas por camadas concêntricas, que da periferia para a profundidade, são as túnicas serosas ou perimetrio, tela subserosa, túnica muscular ou miométrio e túnica mucosa ou endo métrio.

    Normalmente o útero se apresenta em anteversoflexão; portanto, em anterversão e anteflexão.

           vista superior

 

   vista anterior

  vista anterior (útero r seus ligamentos)

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: